segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

“Feliz o homem que me ouve”: A Virgem 
Maria e o dom de conselho
Em 26 de abril a Igreja comemorou Nossa Senhora do Bom Conselho, uma das imagens mais honradas do Catolicismo.
Introdução
No dia 26 de abril a Igreja comemorou a festa de Nossa Senhora do Bom Conselho, festa de uma das imagens mais honradas do Catolicismo.
A sorridente Senhora, com seu Filho nos braços, tem seu santuário na antiga Vila Claudiana, hoje chamada Genazzano. Milagrosamente transportada da Albânia até a Itália, acompanhando dois cristãos que fugiam da invasão muçulmana, a imagem fixou-se ao muro interior da igreja dos Padres Agostinianos, chegando à cidade no momento em que se dava a feira local, no dia 25 de abril de 1467.
A imagem foi coroada pelo capítulo da Basílica Vaticana em 1682 e receberá, no século XVII, o título de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Tendo sua festa colocada no dia 26 de abril, em função da festa do Evangelista São Marcos ser comemorada no dia anterior, ela ganhou uma nova honra quando o Papa Leão XIII, um pouco antes de morrer, colocou a invocação da “Mãe do Bom Conselho” na ladainha de Nossa Senhora.
Para honrar a Nossa Senhora num de seus títulos mais venerados, nós consideraremos aqui, sucessivamente, a importância do bom conselho, o modo como o dom de conselho resplandeceu em Nossa Senhora e quais são os meios que devemos usar para alcança-lo.
A importância do bom conselho
O conselho é uma aplicação judiciosa dos princípios gerais nos casos particulares.
Nas diferentes circunstâncias da vida, ele nos mostra a verdadeira conduta que devemos ter, para que lado devemos ir, e é, portanto, um elemento indispensável para ser ter sabedoria prática, para fazer aquilo que é moralmente bom e sobrenaturalmente agradável a Deus.
O conselho serve para nos dirigir, bem como aos outros, nos caminhos da justiça para chegarmos até aquela perfeição que a graça de Deus nos quer dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário